Cineminha da semana: Faroeste Caboclo

Sábado fui com minha sogrita ao cinema. Pegamos trem, metrô, busão para chegar a Paulista, já que o filme que eu queria ver já tinha saído de cartaz no shopping do lado de casa. 

Eu realmente não entendo porque os filmes brasileiros tem menos ibope que os de hollywood. Vou “protestar” à favor do cinema nacional, que quando é bom, é bom mesmo.

Foi o caso de Faroeste Caboclo. 

A saga de João de Santo Cristo, criada por Renato Russo, é uma das letras mais emblemáticas do rock brasileiro. Dirigido por René Sampaio, com roteiro de Victor Atherino e Marcos Bernstein, o filme não reproduz a letra em cada vírgula. É autêntico e surpreendente.

João, interpretado por Fabrício Boliveira, chega à Brasília e começa a trabalhar como marceneiro. Constrói cadeiras lindas. Uma sensibilidade quase inacreditável para tudo que passou na infância (seu pai foi morto por um policial e sua mãe morreu de sede no sertão nordestino) e o que aprendeu na adolescência (quando matou um policial para ser preso na Febem e poder ter onde morar e dormir).

Em determinado ponto da história, conhece o primo Pablo que pede pra ele favores (como entregar um pacote de cocaína para uns jovens). Neste momento, ele foge da polícia e para se esconder conhece Maria Lúcia – a linda Isis Valverde (futura arquiteta, filha de senador).

René Sampaio imprime um clima de faroeste em todo o longa, usando com frequência paisagens áridas e poeirentas para ambientar a trajetória de Santo Cristo. A fotografia de Gustavo Hadba, também coloca o filme em um patamar elevado. Há ângulos inusitados e enquadramentos muito bem feitos, que se utilizam de recursos como luz e sombra para contar a história com muito mais dramaticidade.

Eu, particularmente, me sinto triste quando assisto um filme que envolve uma pobreza (maior do que a de dinheiro) e como as drogas podem acabar com toda uma família. Mas é nossa realidade (pelo menos a dos anos 80) e se não for para respeitá-la, devemos apenas conhecê-la.

Image

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s