Livro do mês: O Teorema Katherine

Faltava 1 hora para eu pegar o ônibus para Uberlândia, por isso resolvi dar um rolé pela rodoviária. Já na livraria, vi que o mesmo autor de “A culpa é das estrelas” havia escrito um novo romance “O teorema katherine”. Como não sou tão compulsiva assim por livros, viajei, voltei e passado 2 semanas com a tentação martelando na minha cabeça, comprei.

John Green é um dos escritores norte-americanos mais queridos pelos jovens e pela crítica. Acredito que isto se deve a linguagem fácil dos seus livros. Desta vez ele conta a história de Colin, um ex-garoto prodígio, que teve 19 namoradas Katherine e todas elas terminaram com ele. 

Para curar a fossa do último pé na bunda, ele e seu melhor amigo Hassan (que acredita que o famoso é o novo popular), saem viajando sem destino até encontrarem Lindsey, que não é nenhuma Katherine, mas é uma garota esperta do interior (adoro o seu sotaque).

O diferencial fica por conta das notas de rodapé que em outros livros servem apenas como um texto para explicar palavras ou expressões desconhecidas, e neste livro, veio com um quê a mais dando toda graça e fluência ao texto.

O ponto em comum se deve ao fato do autor ser aficcionado por nunca ser esquecido. Por isso, os personagens tentam ser importantes, criar algo realmente extraordinário, para mesmo após a morte seus nomes serem lembrados.

Em busca de um momento Eureca (como os grandes gênios), Colin cria um Teorema de Previsibilidade das Katherine. Traçando através de um gráfico entre os terminantes e os terminados qualquer relacionamento, descobriu que o futuro é imprevisível e nenhum nível de fama permitirá alguém transcender o esquecimento, mas as histórias contadas ficarão de alguma maneira na eternidade.

Quero citar um trecho que achei magnifico a respeito dos livros: ” Colin sempre podia contar com os livros. Eles são o maior exemplo de Terminado: deixe-os de lado e eles o esperarão para sempre; dê-lhes atenção e sempre retribuirão seu amor.”

Por tudo isso, nota 9.

Image

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s