Cuidar de quem quer ser cuidada (mas não sabe como lidar com isso).

Carrega um peso muito grande quem se atribui a responsabilidade de cuidar do outro. Além de requerer um tempo enorme da pessoa (tem gente que para de cuidar de si mesmo para ficar disponível 48 horas), exije também muita energia.

Cuidar é muito mais do que dar de comer, ficar atento as necessidades, observar as reações e sentimentos em relações a coisas triviais, tal como: a temperatura do dia, a trama da novela, a roupa da vitrine que ela tanto deseja.

Cuidar vai além: é educar.

E muitas vezes a gente atribui este papel de dar educação aos pais, quando muito a escola. Se uma pessoa não teve uma formação de berço ela sempre irá criar uma relação de interdependência e se alimentar dela para continuar viva.

Algumas vezes você já deve ter escutado essa expressão: – não tenho filho desta idade. E sentir exatamente isso: vontade de jogar tudo para o alto, abandonar o barco, mas não sem antes dar uma lição. Falar palavras duras mesmo quando você está com dó. Ser exigente mesmo quando quer passar a mão na cabeça. Tudo porque você sabe que só assim a pessoa vai crescer. E você, mesmo não acreditando, desejaria que um dia isto acontecesse. Porque apesar de tudo, e acima de qualquer interesse, você só deseja o bem dela.

No fundo você nem sabe o que faria se um dia ela não precisasse mais de você. No fundo ela nem imagina como iria viver se você não cuidasse dela. Mas com certeza, seria melhor para os dois.

Conheço alguns casais que se relacionam desta forma. Sem precisarem pedir, um dia passaram a cuidar um do outro, cada um à sua maneira, oferecendo o que podem e muito mais, e tendo que se impor a um padrão de egoísmo mais aceito pelo mundo do que o seu.

Ás vezes uma das partes põe a mão na consciência e entende que passou a ser um fardo muito pesado, mas enquanto o outro não reclama, ela apenas agradece. Pelo menos enquanto não aprender a viver de outra maneira, e entender que não cabe a ele ensinar.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s