Lado a lado – nossa primeira música

Minha família sempre nos incentivou a estudar instrumentos musicais. Acho que vinha incluso na cartilha de alfabetização ler um livro antes de dormir, aprender uma frase em outro idioma e uma nova canção. As minhas referências vinham das mãos do meu pai que colocava Elba Ramalho, Elza Soares e Fagner para tocar na vitrola e do meu tio Chico que dedilhava com toda emoção aquele violão.

Depois de 10 anos de muito estudo a única coisa que aprendi é que o instrumento é capaz de reunir as pessoas em volta de um mesmo sentimento e que não importa seu estilo musical você ficará ligado a esta força onipresente. Um coração, por mais duro que seja, se dobra ao som de acordes melódicos.

Não foi à toa que passei minha vida inteira rabiscando versos que acabaram se tornando livros de poesias que nunca publiquei, admirando as pessoas e tentando realizar o impossível: traduzí-las em palavras.

Passei a vida toda pedindo pra fazerem uma para mim até que um dia, um dos musicos mais incríveis que conheço, Eduardo Faria criou “A minha amiga Ellen” e fez meu coração bater mais forte.

Semana passada fui tirar uma soneca no carro e algo me tirou o sossego. Uma declaração de amor para o meu nego (ou um pé na bunda para os desavisados, se olharem por outro ângulo) surgiu em forma de letra.

Desculpe decepcionar. Continuo incapaz de escrever uma canção. Por isso, compartilhei minha emoção com um grande amigo e ele, da forma mais despretenciosa possível, pois toda a sua energia numa letra simples transformando-a na coisa mais linda que já ouvi.

Sua voz veio rasgando o meu peito e a gaita devorando os sentidos. Sim, é impossível não chorar mas por incrível que pareça não consegui parar de rir. Acho que nunca serei capaz de agradecê-lo o suficiente. Talvez possamos gravá-la juntos numa tarde chuvosa num estúdio caro. Mas vai valer cada centavo, cada momento.

Este mesmo amigo, Mario Feitosa, um dia me disse que amizade se mede com atitudes, não com palavras. Acho que por isso, pela primeira vez, estou sem palavras. Pela primeira vez, escrevi uma canção.

Obrigada por fazer parecer tão fácil. E por tocar instrumentos enquanto todos os outros dormem.

https://soundcloud.com/mario-feitosa-1/lado-a-lado-mario-feitosa

Leave a Reply

