Cineminha da semana: Que horas ela volta?

Sábado acordei cedo. A Larissa tinha me convidado para assistir no Cine Belas Artes um filme brasileiro. Seria uma ótima oportunidade para conhecer o cinema da consolação depois da sua reforma e prestigiar o diretor que estaria presente nesta ação da EldoradoFM.

Que horas ela volta é uma pergunta que ouvimos com frequência quando a mãe sai para trabalhar. E mesmo com um tema tão comum no Brasil: domésticas que deixam de cuidar da sua família para ficar com o filho dos outros, é impossível não se sensibilizar.

A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo para mandar dinheiro para a sua filha Jéssica. Morando na casa de seus patrões, para Fabinho ela era muito mais do que uma babá, já para a filha era uma mulher que só via por fotos. Treze anos depois, quando o menino vai prestar vestibular, Jéssica lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente pela casa, como não deveria, a situação se complica.

O silêncio, a falta de luz e muitos outros símbolos como os degraus da escada que separam o quarto da empregada do da patroa, e a piscina vazia, dizem muito sobre o enredo: profundo, inquietante. Eu adorei. Não é à toa que está concorrendo ao Oscar. Deixou meu dia mais leve.

A tarde foi ainda mais agradável. Desde o almoço com a Tatá ao brigadeiro de colher embaixo das cobertas. 340650.jpg-c_640_360_x-f_jpg-q_x-xxyxx que-horas-ela-volta_t104058_zGSsHEV_jpg_290x478_upscale_q90

Advertisements

One thought on “Cineminha da semana: Que horas ela volta?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s